Sobre

O objetivo deste site é facilitar a elaboração de produtos embutidos artesanais, sejam eles frescos, defumados, curados ou fermentados.

Já existe muita literatura disponível sobre o assunto (principalmente na língua inglesa) e diversos grupos de discussão. O ano de 2016 foi marcado pela criação e rápida expansão de grupos de charcutaria exclusivamente brasileiros, com grande participação da comunidade, com uma troca intensa de receitas, métodos, procedimentos e conhecimentos em geral. A utilização desses grupos é uma enorme fonte de aprendizagem e esclarecimento das mais diversas dúvidas.

Outras fontes de conhecimento são os blogs e canais do YouTube, em especial a do Charcutaria Artesanal no Brasil e Casa di Pucci, um dos precursores on-lines em língua portuguesa.

Cursos específicos nesta área também ajudam a desenvolver o conhecimento, atendendo as necessidades de pessoas com conhecimento praticamente nulo até produtores já estabelecidos. Neste segmento é impossível não mencionar os cursos da Curato, do Mestre Navarro, a Friccò dos Mestres Sauro Scarabotta e do Espaço Gourmet do Mestre Aguinaldo Monteiro.

Sendo assim…

Aqui você encontrará essencialmente receitas, receitas e mais receitas, sejam elas de livros, páginas, blogs, sites, canais de vídeo ou qualquer outro local, sempre creditando a origem das mesmas.

Todas das receitas contém o campo PORÇÕES, neste campo você poderá alterar a quantidade que deseja produzir e o sistema fará o cálculo dos ingredientes automaticamente. As receitas presentes nesse site não tem embasamento científico, são apenas para uso artesanal, para uso comercial é recomendável ajuda profissional.

IMPORTANTE: USE ADITIVOS (SAL DE CURA, ANTIOXIDANTE E OUTROS) SEMPRE CONFORME INDICAÇÃO DO FABRICANTE. OS VALORES DISPOSTOS NAS RECEITAS SÃO APENAS REFERENCIAIS.

MAIS IMPORTANTE: A segurança alimentar é o principal balizador da produção de qualquer alimento!

As fotos utilizadas neste site são meramente ilustrativas, não representam as características de cada receita.

Sejam todos bem-vindos!
Julio Piccinini